Blog

Carro a jato com turbina de avião

0

O Jet Car (Full Power Energy) só não decola, pois possui um spoiler na traseira e uma carroceria com aerodinâmica desenvolvida para prender o bólido no solo. Mas com seus 10 mil cavalos de potência e cuspindo fogo, de até 12 metros de comprimento, a supermáquina promete levantar o público de 50 mil pessoas esperados para a competição considerada o maior evento do segmento da América Latina.

O carro a jato, que chega a consumir 100 litros de querosene de avião por largada, conta com uma turbina J-60 Pratt-Whitney, retirada de um jato norte – americano T-2C Buckeye. “A carroceria dele é feita em fibra de carbono e a bolha, ou seja, a carenagem do carro, é de um Ford Probe. O chassi é tubular em aço cromo molibdênio”, conta o piloto da supermáquina, o paulista Ricardo “Pudim” Bersani, que também vai pilotar um dragster light, com motor 8 cilindros, bi-turbo, com potência de 1.800 hp.

3 de dezembro de 2010 |

Opala da Goodyear de 3.500 cavalos

2

Um Opala com 3.500 cavalos de potência e 70 psi blower, capaz de percorrer um trajeto de 402 metros em menos de sete segundos e atingir uma velocidade final de 350 km/h. Este é o Yellow Black Lethal (YBL), Opala da Goodyear, pilotado por Scort (maior ídolo da arrancada no Brasil) e que será uma das atrações do 17º Festival Brasileiro de Arrancada, que acontece de 9 a 12 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.

O carro preparado, ano 1977, chega a ter uma potência 40 vezes maior do que a de um Opala comum, lançado em 1968. “O carro é totalmente modificado, mas estou com ele desde 1989. Além de potente, o YBL chama a atenção pelo visual”, conta o piloto Goodyear. A pintura do carro com detalhes em alto e baixo relevo, com destaque para o focinho do Urso no capô, é muito admirada pelos fãs. Até o designer norte – americano Chip Foose já elogiou o carro. “Quando arranco, a frente do carro chega a empinar em movimento. No fim da reta a supermáquina só para com auxílio de pará-quedas”, conta Scort, que é conhecido no mundo da arrancada com o “Piloto das Multidões”, pela maneira atenciosa com que trata seus milhares de fãs.

3 de dezembro de 2010 |
Autolistas.com.br - Site automotivo com foco em empresas
Desenvolvido e mantido por Wise Comunicação Digital
Pular para a barra de ferramentas